5 razões para peletizar. Mas há muitas outras.

Na agropecuária, o bem-estar animal e a rentabilidade são fatores que andam lado a lado na produção.

Sendo que a alimentação animal representa 70% do custo da produção, deve portanto, ter seus processos orientados pelas boas práticas de fabricação e otimizados para melhorar os índices da produção na indústria de alimentos, com fins tanto para o melhor aproveitamento na fábrica em si, quanto para o consumo desta ração.

A peletização é um desses processos que incrementam o valor no produto, no sentido de melhorar
a qualidade, o sabor, reduzir os resquícios e ter um melhor aproveitamento dos fatores nutricionais da ração.
Elencamos pelo menos 5 razões para peletizar, mas há muito mais outros que o inclinam para sua escolha. Veja-os abaixo:

1) Melhora da digestibilidade

Fornecem dietas balanceadas a livre disponibilidade, repercutindo na melhora na absorção de nutrientes e digestibilidade do animal.

2) Redução do disperdício

Melhor aproveitamento durante o consumo pelo animal, inclusive dos componentes com pouca palatabilidade.

3) Redução ou eliminação de fatores patogênicos

A ração ao ser peletizada recebe o tratamento térmico ao passar pelo condicionador que ajuda na redução de fatores patogênicos.

4) Melhora da palatabilidade da ração

 Adição de palatabilizantes e melaço na mistura, antes de entrar na peletizadora e pulverização de óleo na saída da mesma deixa a ração com melhor sabor. Pela própria mecânica do processo que deixa o material cozido e com consistente favorece a apreensão do sabor e nutrientes.
5) Incremento e rentabilidade da produção
Ainda que a implementação de um novo processo de fabricação seja um investimento na planta da indústria,  é necessário pensar que o retorno  possa vir com a melhora nos índices de produção pecuária, principalmente com as vantagens elencadas acima além da boa gestão da produção associada com a tecnologia que aproxime da eficiência no consumo.
Observando os índices de cada tipo de produção animal – aves, suínos, equinos, em cada fase –  peletizar é uma escolha razoável para melhorar rentabilidade da produção.
Para saber mais, entre em contato com nosso comercial.