Micotoxinas na ração – análise e soluções

Fatores cruciais que causam bolor na produção de ração animal

O bolor é um dos problemas que afetam os fabricantes de ração. Para prevenir o bolor, garantir a qualidade da ração, os produtores pode tomar algumas medidas e alcançar bons resultados.

Na produção atual, ocasionalmente, há um local de aglomeração ou infestação na produção de ração, em um curto período de armazenamento (10d ~20d) ou menor,  sob os condicionantes como umidade, ambiente, temperatura, armazenagem, etc).

Análise dos fatores

Através de longa observação, o que causa o bolor é o material da peneira superior. Sabe-se que a poeira na peletizadora é misturada depois de passar pelo moinho, que torna a partícula bastante pequena. Depois da peletização, a sobra do material deveria ser no tamanho do diâmetro dos furos da matriz. Em circunstâncias normais, não deve haver partículas na peneira superior

Ao coletar esses materiais na peneira superior, além de alguns pellets de ração, não é difícil descobrir que é composto principalmente dos dois tipos de materiais a seguir:

  1. As peças caem do equipamento do processo, desde a peletização até a peneira. (como arruelas, porcas, etc.).
  1. Os pellets de ração com alto teor de umidade do equipamento do processo de peletização até a peneira e na aglomeração metamórfica nos cantos mortos do equipamento como no air-lock , resfriador, elevador, etc.

Devido à circunstância a longo prazo da água em alta temperatura, a taxa de gelatinização de amido deste bloco de material é muito maior do que a da ração normal, o que cria condições favoráveis para a reprodução do mofo.

Quando o bloco na peletizadora for peletizado novamente, todos entrarão no produto acabado, o que produzirá dois tipos de fatores adversos:

  • Os pellets apresentam cores obviamente diferentes em comparação com produtos normais, mesmo metamorfismo, o que produzirá efeitos adversos sobre os animais, efeitos negativos na imagem da empresa, maior custo para os usuários.
  • Os grânulos de alimentação têm maior teor de umidade do que a alimentação normal, por isso é fácil induzir o bolor. O metabolismo do microorganismo aumentará a umidade do mofo e, em seguida, acelerará a infestação.

Em resumo, o primeiro tipo de material na peneira superior é um elemento metálico, que irá entupir a matriz depois de retornar. O segundo tipo possui alto teor de umidade, acelerando a infestação de bolor. Então, esses dois tipos devem ser descartados, em vez de retornar a peletização.

Soluções

Adicione uma conexão de três vias no tubo de distribuição da peneira superior, dividindo o material de retorno de acordo com dois casos.

  1. Ao produzir pellets de ração, descarregue o material em uma caixa de armazenamento através da conexão de três vias.
  2. Ao produzir ração farelada, mude a conexão de três vias, os materiais serão descarregados através de outra saída e, em seguida, entrar no moinho quebrador para ser esmagado novamente. Verificou-se que este método pode inibir a infestação de bolor e obter melhores efeitos.