Armazenagem de grãos – Selecionando tipos de Secadores

1.Especificação do equipamento

A seleção do modelo de secador deve ser de acordo com as condições locais e dois indicadores importantes da produtividade e precipitação. Se houver 3000t de grãos com um teor de umidade de 26%, a temperatura média do ambiente de -5 ℃, os grãos poderão ser armazenados por 15 dias.

Caso secador tenha que funcionar 20h todos os dias, a umidade segura será reduzida para 14% após 30. Nesse caso, podemos usar o secador com uma pequena capacidade de processamento de 5t / h e maior capacidade de secagem.

Se a quantidade de grãos for grande durante a estação de secagem. pode-se usar o secador de grande capacidade e de alta eficiência.

2.Capacidade de Produção

 

A seleção dos secadores não deve ser muito pequena. Porque geralmente usamos o secador somente quando é dias chuvosos durante a época da colheita. Os secadores com grande volume e pequena produtividade podem não funcionar muito bem.

Depósitos de reserva estaduais e locais, secadores de grande e médio porte devem ser construídos nas regiões com grãos concentrados. O raio de serviço dos secadores estacionários não deve ser muito grande para reduzir a distância de transporte e aumentar a eficiência.

Os secadores móveis podem ser usados em áreas rurais com grãos dispersos e áreas com pequena produção de alimentos. A produtividade geralmente é de
2 a 5 t / h. O raio do serviço deve ser maior para desempenhar o papel de secador móvel.

 

3.Fonte de Calor

 

Ao selecionar um secador, é necessário considerar os recursos energéticos locais para alcançar uma utilização razoável e reduzir os custos.

Carvão, antracite e coca são adequados como recursos energéticos em áreas de mineração de carvão. O custo é baixo, mas o forno a carvão tem um grande investimento.

O óleo diesel leve, o óleo pesado, o gás natural e o propano podem ser usados como combustível nas áreas de produção de alimentos com campos de petróleo e gás natural. O custo desses combustíveis é alto, mas o investimentos de fornos para os mesmos é menor.

Forno com combustível ou gás natural é adequado para o secador de sementes, pois tem temperatura de ar estável, fácil controle e pode garantir a taxa de germinação das sementes secas.

 

4.Condições Ambientais

 

Devido às diferentes épocas de colheita de diferentes culturas, além da variação de temperatura entre o norte e o sul, é necessário considerar o efeito de secagem e o custo operacional.

Por exemplo, é melhor evitar a secagem de grãos durante temperaturas baixas e climas úmidos nas áreas costeiras. Caso contrário, o efeito de desidratação é fraco, a produtividade é baixa eo custo de secagem é alto.

 

5. Equipamento Auxiliar (Anexo)

 

Para completar a secagem, o secador deve estar equipado com alguns equipamentos auxiliares. Os armazenamentos temporários devem ser equipados com dispositivos de nivelamento de materiais superiores e inferiores (ou tubos de transbordamento).

As caixas de armazenamento temporário no processo devem usar dispositivos de nivelamento de lixeira completos, o elevador deve ter desligamento automático e conectar dispositivos de alarme.

O dispositivo de descarga de grãos deve ser capaz de alcançar um ajuste de velocidade ou velocidade variável contínua.

O instrumento de controle de temperatura deve poder exibir a temperatura do ar quente e a temperatura do grão de cada seção e o alarme de alta temperatura. Para testar o teor de umidade do grão, um testador rápido de umidade deve ser instalado.

 

Ficou interessado em nossos Secadores?  Clique abaixo para saber mais.