[GUIA rápido] Controle de pó na fábrica de ração – um fator ambiental e de segurança no processo

[Tempo de leitura +- 2 min]   [No final do artigo, encontrará nosso catálogo de equipamentos]

 

O problema da poeira no processamento de alimentos é o foco da produção segura, salubre e do trabalho de proteção ambiental nas fábricas de rações. Diz-se que as plantas de fabricação de ração causam diferentes quantidades de poeira em diferentes processos, como no transporte, mistura, trituração, peneiramento, embalagem e assim por diante. Agora vamos aprender os pontos de geração de poeira na oficina de processamento de ração.

Esta temática já foi discutida de forma mais detalhadaem outro artigo já publicado aqui no blog da Zhengchang em : Análise de danos e tecnologia de controle de pó na fábrica de ração

O artigo anterior, no entanto,  a abordagem é mais abrangente e aqui trataremos do pontos em específico de cada etapa, mas de forma mais breve.

Pontos de geração de poeira na oficina de processamento de ração

Entrada de matéria-prima

A maioria das plantas de ração utiliza alimentação manual para entrada da matéria-prima, o que é fácil de gerar uma grande quantidade de poeira durante o processo.

No entanto, um pequeno dispositivo para aspiração pode ser colocado em cada entrada de alimentação. Desta forma, pode ser usado como vácuo para alimentação, ou como uma sucção para a base de cada elevação, para promover a remoção de poeira e reciclagem simultaneamente.

 

Moinho de martelo

Se o moinho de martelos usa descarga mecânica, podemos configurar um filtro na extremidade oposta do eixo helicoidal de descarga, com funções de remoção de poeira e sucção.

Tenha cuidado de bloquear o ar na saída do transportador durante a instalação para evitar vazamento. O moinho de martelo pode ter uma entrada secundária para garantir que o volume de ar seja suficiente para passar pela cavidade de trituração ao esmagar em diferentes orifícios. Isso também resolve o problema de entupimento da máquina de bloqueio de ar e melhora a confiabilidade do sistema. Desta forma, também é aplicável ao processo de reforma do atual sistema de sucção ruim do moinho de martelo.

 

 

Na mistura e adição

A quantidade de aditivos é pequena, então precisa ser adicionada separadamente no misturador. Devido ao tamanho fino desta parte do material, é fácil causar poeira, mesmo com quantidade pequena. Para pequenos moinhos de ração, pode-se configurar uma máquina de remoção de poeira.

Quando se trata de fábricas de rações de médio e grande porte, podemos instalar um sistema de sucção de pó ou um sistema central de coleta de poeira, evitando a contaminação cruzada na rede de circulação. Este pó pode ser retornado diretamente ao misturador para fim reprocessamento de resíduo, garantindo efetivamente a qualidade da alimentação.

Grupo de reservatórios

As peletizadoras de ração de grande e médio porte têm várias caixas altas de material, causando poeira quando os materiais são colocados nos reservatórios, portanto as instalações de pressão negativa devem ser instaladas. Para um grupo de reservatório combinado, é impossível ter um ponto de remoção de poeira para cada caixa. O ponto deve ser determinado de acordo com a localização, mas deve estar conectado na parte superior de cada caixa. Os pontos de remoção de poeira podem coletar a poeira de cada caixa através do espaço superior. Geralmente, podemos definir um ponto na pré-moagem, dois pontos na lotes, um ponto na pré-peletização, um ponto para acabados e combiná-los em sua respectiva rede de ar de remoção de poeira. O volume de sucção pode ser determinado com base no tamanho do silo e depois equipar o sistema de vácuo apropriado.

Elevador de caneca

No nó da máquina abaixo de 10.000 toneladas, a sucção é geralmente realizada no topo, ou seja, na saída de descarga, para evitar a poeira. Para o elevador grande e alto, a sucção deve ser usada na entrada e na saída de alimentação simultaneamente e combinada na rede de ar para reduzir seu comprimento e reduzir a resistência.

 

 

Outros pontos

Na limpeza da matéria-prima, resfriamento e no empacotamento do produto final, a sucção também deve ser projetada de acordo com a demanda e combinada na rede aérea.

Sabemos que a poeira em si não é tóxica, mas ao misturar com o ar até certo ponto, poderá causar explosão de poeira. A longo prazo, um ambiente com muita poeira pode afetar seriamente a saúde das pessoas.

A poeira que cai no equipamento pode afetar a operação, causar mau funcionamento do equipamento elétrico e até mesmo acidentes.

 

Portanto, medidas efetivas devem ser tomadas para controlar a poeira na fábrica de ração, incluindo o layout e o projeto do sistema de rede de ar de remoção de poeira, a seleção de equipamentos de limpeza a vácuo e o gerenciamento diário de equipamentos.