Manejo alimentar para Equinos – respeitando o preceito: “mínimo necessário, não máximo obrigatório”.

Nos pastos das campinas brasileiras, o cavalo é companheiro do homem do campo. É um animal de porte atlético e admirável pela sua beleza. No país, o maior pólo de criação de cavalos concentra-se na região Sudeste. Além da criação de equinos por hobby, atualmente há também trabalhos desenvolvidos de terapias usando cavalos, tamanho a valorização deste animal. Talvez por isso o dia 16 de março tenha sido dedicado aos cavalos.

A beleza do cavalo e porte gracioso exige cuidados para mantê-lo saudável com uma dieta muito bem formulada e de precisão. Trata-se de um animal monogástrico, cujo sistema digestivo é composto por um estômago com compartimento simples. Além disso, o animal é essencialmente herbívoro. Para ele é importante mastigar quase que o tempo todo, comendo em poucas quantidades. É um fator tranquilizante, essencial e benéfico para seu organismo.

Enquanto no humano o estômago representa 17% da capacidade do sistema digestivo, no cavalo há a particularidade que seu estômago seja 10%, um volume ínfimo se for tomar por base o tamanho do animal.  A alimentação lenta, em pequenas quantidades, mas constante é o preferencial para manter o desempenho e a condição corporal do cavalo.

A dieta do equino deve ser constituída de alto teor de fibras, através de material seco e volumoso, e outra parte que se chama de complemento corretor – a ração, que irá suprir e corrigir as necessidades que o animal possa apresentar.

 

Qualquer que seja o tipo de ração – farelada, peletizada, extrusada ou em lâminas, a qualidade energética deve ser corretamente balanceada com o fator proteico, e isso quem determina é o responsável técnico pela nutrição animal.

Para implementar a produção de ração para equinos, é necessário identificar quais as matérias primas que serão processadas, diante da linha de produtos que desejar produzir. Tendo este plano, é ideal  que o engenheiro de processos ou de produção mais um responsável técnico – zootecnista, veterinário – apresentem a demanda para a empresa fornecedora de engenharia e maquinários, para que juntos desenhem o fluxograma e implementem a linha de produção.

Quer implementar uma fábrica de ração ou realizar modificações na sua indústria? Conte-nos como a nossa empresa pode ajudar.

A Zhengchang segue sendo seu parceiro para cooperar para o sucesso do seu negócio, entregando máquinas com alto rendimento e de consumo eficiente.

Sugerimos a leitura do Manual para boa alimentação de seus cavalos
Fonte: 
www.revistahorse.com.br