O papel do condicionador no processo de peletização de ração

Condicionamento é um processo de tratamento hidrotérmico de materiais em pó antes da peletização da ração. Estudos nacionais e estrangeiros mostram que o condicionamento é um dos fatores importantes que influenciam na qualidade da ração peletizada e representa cerca de 20% da qualidade geral do pellet.

Com a melhoria das exigências do mercado para a qualidade da prensa peletizadora, as empresas de processamento de ração estão cada vez mais atentas ao processo de condicionamento no processamento de rações. Melhorar e modernizar o equipamento de condicionamento é um dos meios possíveis  para se aprimorar a qualidade do produto final e aumentar a competitividade no mercado.

 

 

A maturação do material em pó é feita passando pelo condicionamento.

A maioria dos animais tem dificuldade para digerir o amido, mas eles podem digerir o amido que tenha passado pela maturação. O grau de gelatinização do amido aumenta consideravelmente sob a ação do tratamento hidrotermal pelo condicionador. Ao mesmo tempo, promove a desnaturação térmica da proteína no material.

A proteína desnaturada é fácil de ser hidrolisada enzimaticamente,  melhorando digestibilidade da ração peletizada.

O material em pó pode ser esterilizado por condicionamento. A maioria dos agentes patogênicas, bactérias como Escherichia coli e Salmonella, não é resistente ao calor. Os materiais de condicionamento a uma determinada temperatura podem matar esses patógenos e garantir o nível de higiene da alimentação. Este método tem as vantagens de baixo custo, livre de poluição, sem resíduos de medicamentos e efeitos colaterais em comparação com o tratamento usando antibióticos ou outros.

 

 

O equipamento de condicionamento pode aumentar significativamente a resistência do pellet de ração à água. No processo de condicionamento, através do efeito hidrotérmico do vapor, o componente viscoso, como amido gelatinizado e proteína desnaturada, no material da máquina de alimentação de pellet pode exercer plenamente o papel de aglutinante, e pode efetivamente ligar outros componentes ao redor. Sob o efeito de extrusão do anel matriz e rolete, as partículas se combinam mais intimamente, o que torna o pellet de ração mais denso e limpo, e não é facilmente erodido pela água durante a alimentação, aumentando assim a sua integridade e estabilidade.

 

 

O equipamento de condicionamento pode melhorar o efeito de peletização do material, aumentar a produção, economizar o consumo de energia e melhorar a vida útil da matriz de anel matriz e rolo da peletizadora.

Materiais podem ter sua aparência suavizada e ganhar mais plasticidade através do condicionamento. No processo de extrusão pela cavidade da prensa, passando pela parede interna da matriz e o exterior, a força de atrito diminui, evitando a transformação de uma grande quantidade de energia mecânica em energia térmica no processo de granulação e reduz a abrasão do anel e rolo.

 

Saiba mais sobre as peças de reposição da Zheng Chang. Clique nos links:

Anel matriz de peletizadora

Zheng Chang tem focado nos projetos, pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para processamento de ração por pelo menos 60 anos.  Sempre dedicando-se a ser o parceiro cooperativo dos clientes.

 

Filial brasileira, Zhengchang do Brasil

 

Sede da Zheng Chang, em Liyang, China

 

Zheng Chang Tecnologia de Armazenagem de Grãos