Análise de danos e tecnologia de controle de pó na fábrica de ração

Com o rápido desenvolvimento da indústria de ração para animais, a poluição da poeira resultante dessa indústria tornou-se cada vez mais severa.   A poluição decorrente dessa poeira  não só causa danos para a saúde dos trabalhadores, como também afeta o ambiente circundante com a explosão de poeira. Para evitar isso ou mesmo reduzir os danos, precisamos controlar o pó de alimentação.

1.A definição de pó de alimentação

A poeira com tamanho de partícula inferior a 10 μm, geralmente flutuando no ar devido  é chamada de poeira flutuante. A poeira com tamanho de partícula de mais de 10 μm, facilmente afundando, é chamada de poeira afundável.

A organização de padronização internacional estabelece que a suspensão de partículas com tamanho inferior a 75 μm é chamada de pó. O pó resultante da produção de ração pode ser definido como: uma pequena partícula sólida que pode flutuar no ar durante a produção de alimentação. Seu tamanho de partícula é inferior a 75 μm, e contém amido, proteína, celulose e cinzas.

2. Fonte e difusão do pó de alimentação

2.1 Fonte de pó de ração

O processo de produção, compra, venda, armazenamento e transporte de alimentos para animais, especialmente limpeza de alimentos, elevação, espalhamento, inevitavelmente causa muita poeira. Em geral, acredita-se que o pó de alimentação provém de 2 aspectos:

(1) O pó da ração é decorrente do processo de produção da alimentação e sua quantidade está relacionada ao método de produção, processo e materiais.

(2) O pó associado é produzido durante o processo de transporte de matérias-primas para ração de animais ou produtos acabados, devido à interação entre matérias-primas para alimentação e produtos acabados, como danos mecânicos de fricção, extrusão, carga e descarga. 

 

2.2 Difusão de pó de alimentação

A poluição da poluição provém do pó. O chamado “pó” significa que qualquer poeira, sob a ação de forças naturais ou mecânicas, muda do estado estacionário para flutuar no ar circundante.

3. O dano ocasionado pela poeira de ração

3.1 Explosão de poeira

A poeira gerada pela produção, armazenamento e transporte de ração é construída em grandes quantidades. Quando o pó atinge um limite inferior da concentração explosiva após a mistura com o ar, ele pode queimar quando se encontra com a fonte de fogo O perigo da explosão varia com o tamanho de partícula da poeira. Quanto menor for o pó, mais fácil pegará fogo, mais explosivo será.

Geralmente, acredita-se que deve haver 4 condições para a explosão de pó de alimentação.

(1) O próprio pó pode ser queimado;

(2) A concentração do pó difuso é superior à concentração mínima de explosão.

(3) A fonte de ignição possui suficiente densidade de energia e energia total para inflamar a onda de combustão.

(4) Um espaço relativamente fechado e oxigênio suficiente para manter a combustão.

3.2 O prejuízo para a produção

A difusão do pó leva ao aumento do tamanho das partículas de poeira no ar, afetando a operação de produção dos trabalhadores. Uma vez que a poeira tem as características de adsorção e flutter, a maquinaria e o equipamento de produção podem ser corroídos e falidos, resultando no aumento do custo de produção e da redução da eficiência operacional, o que afeta diretamente os benefícios econômicos das empresas de alimentos para animais.

3.3 O dano ao meio ambiente

A poluição da poeira para o meio ambiente é principalmente concentrada no clima, incluindo a redução da temperatura, afetando a velocidade do vento e a direção do vento. Influências da velocidade do vento e direção do vento. Visibilidade atmosférica. Durante a migração, o pó também pode adsorver e enriquecer substâncias nocivas no ar, como metais pesados, resíduos orgânicos, patógenos e assim por diante. Pobre ameaça de saúde humana.

3.4 O dano à saúde humana

A poeira tem uma certa quantidade de carga, resultando em retenção de poeira no corpo, e danos na mucosa nasal, erosão, úlceras, etc., mas também podem causar doenças pulmonares, alergias e doenças respiratórias. A poeira geralmente trava no ar, com uma variedade de agentes patogênicos e metais pesados ou substâncias orgânicas, o que causará infecções humanas, alergias cutâneas e envenenamento, mesmo uma série de doenças no organismo, como sintomas de anorexia, náuseas, fadiga, palpitações, hipotensão, falta de atenção, irritabilidade. A velocidade do assentamento da poeira é mais lenta, quanto maior o grau de estabilidade, mais oportunidades para serem inaladas pelo corpo humano, mais grave é o dano para o corpo humano.

4. Monitoramento do pó de alimentação

Atualmente, muitas empresas domésticas de produção de ração para animais não possuem métodos efetivos e medidas para monitoramento de poeiras.

Normalmente, tem dois tipos de métodos de monitoramento de poeira:

– O amostrador de poeira e equilíbrio para medir a concentração de poeira do ar;

–  Emprestar o instrumento de medição de poeira direta e contínua para determinar o conteúdo de poeira da fonte, que também lê a concentração de poeira diretamente através da correção.

Como a precisão da amostra de poeira é relativamente alta, muitos países o incluem no instrumento de medição de poeira padrão, mas ainda assim, não pode responder prontamente a respeito do impacto no meio ambiente devido a um processo complexo. A leitura no  instrumento de medição de poeira rápida tem vantagens de resposta rápida, direta e atempada, mas tem um erro maior. Portanto, o nível geral de instrumentos de monitoramento de poeira e tecnologia de teste em fábricas de alimentação doméstica ainda é pouco avançado – é difícil monitorar a concentração de poeira na fábrica e avaliar os danos.

5.Tecnologia de controle de pó de ração

 

5.1 Para evitar explosão de poeira

A fábrica de ração deve levar as leis nacionais existentes e os padrões da indústria como base para o planejamento racional da área de matéria-prima, estabelecendo o canal de incêndio, usando materiais apropriados resistentes ao fogo e as medidas preventivas de segurança e confiável. As principais medidas são as seguintes:

(1) Controle a concentração de poeira e faça-a abaixo da concentração mínima explosiva.

(2) Controle e elimine as fontes de fogo;

(3) Use um dispositivo eficaz de estrutura de reconhecimento à prova de explosão;

(4) Educar e conscientizar os trabalhadores à respeito da prevenção de explosão.

5.2 Instalação de sistema de remoção de pó

Filtro em caixa TBLM

O equipamento de remoção de pó é usado principalmente para separar a poeira do ar, incluindo coletor de pó mecânico, coletor de pó de filtro, coletor de pó úmido e precipitador eletrostático.

A maioria das fábricas de ração pequenas e médias geralmente escolhem instalar o ventilador no armazém, eliminar o pó e o gás tóxico, de modo a obter o efeito da ventilação e refrigeração. Uma peletizadora grande utiliza filtro precipitador centrífugo e saco.

 

5.3 Recuperação e utilização de pó

A poeira de alimentação contém muitos nutrientes, como proteínas, gorduras, amido e fibras brutas. Portanto, a poeira pode ser recuperada e utilizada de forma racional, o que pode reduzir custos.

 

5.4 Fortalecer a gestão da produção e melhorar o processo
  • A poluição por poeira no processamento de alimentação animal é principalmente causada por uma gestão de produção não razoável. Portanto, fortalecer a gestão da produção nesse âmbito é uma parte importante do controle de poeira.
  • Estabeleça um sistema de gerenciamento rigoroso para limpar o pó no chão e no equipamento regularmente.
  • Combine adequadamente o processo de produção;
  • Melhore a tecnologia de produção e selecione bem o sistema de remoção de pó;
  • Assegure o efeito de remoção de poeira e estabeleça e melhore várias regras e regulamentos ao mesmo tempo, de modo a melhorar o ambiente de trabalho, melhorar a segurança do equipamento, melhorar a eficiência de produção e o benefício econômico.
5.5 Proteção pessoal

Os trabalhadores que atuam em ambientes que produzem poeira devem melhorar sua própria qualidade cultural, fortalecer a autoproteção e a conscientização de segurança.

 

6. Conclusão

Em suma, a poluição decorrente da poeria de ração não só causa danos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente, mas também causa explosão de poeira.  É imprescindível analisar cuidadosamente a fonte e a difusão do pó, e escolher uma tecnologia eficaz para  implementar o controle e reduzir os riscos. Desta forma,  pode-se promover o desenvolvimento saudável e sustentável da indústria de nutrição para animais.

 

[ Clique aqui ] para conhecer a tecnologia de controle e remoção de poeira da ZHENGCHANG